Professores do Programa de Pós-Graduação em Economia da FEAC/UFAL lançam obra

03/03/2023 17h23

Lançada a obra 'Fundamentos de economia e gestão da inovação', de Victor Pelaez, Araken Alves de Lima, Francisco José Peixoto Rosário e Reynaldo Rubem Ferreira Jr.

O livro está à venda na Loja Hucitec, através do link: Fundamentos de economia e gestão da inovação | Victor Pelaez, Araken Alves de Lima, Francisco José Peixoto Rosário & Reynaldo Rubem Ferreira Jr. – Hucitec Editora (lojahucitec.com.br)

Leitura obrigatória aos interessados em conhecer os  principais conceitos econômicos e gerenciais que fundamentam as ideias e os jargões utilizados em empresas inovadoras e em fundos de capital de risco. Destaca a importância da complexidade comportamental do agente empreendedor no processo de tomada de decisão. Caracteriza a inovação como um processo dinâmico e interativo de geração e de difusão tecnológica. Discute a importância da propriedade industrial como instrumento estratégico de competitividade. Enfatiza o papel complementar dos agentes públicos e privados no financiamento à inovação. Resgata a importância da abordagem sistêmica na compreensão das mudanças técnicas, organizacionais e institucionais de estímulo à inovação.

A proposta deste livro é proporcionar ao leitor iniciante um conjunto de textos que abordam, de forma introdutória, fenômenos e problemas relacionados à economia e à gestão da inovação. Os 12 capítulos sintetizam e articulam os principais conceitos e teorias voltadas à análise da inovação enquanto processo de transformação econômica e organizacional. Pretende-se, com esta publicação, instigar a curiosidade do leitor iniciante a aprofundar seu conhecimento em um tema atual e essencial ao desenvolvimento das instituições e das organizações públicas e privadas. Os capítulos servem também de guia para atividades didáticas em programas de graduação e de pós-graduação que integram a problemática da inovação em suas atividades curriculares.

OS ORGANIZADORES

Victor Pelaez é graduado em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, mestre em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP e doutor em Economia do Desenvolvimento Agrícola, Agroalimentar e Rural pela Université de Montpellier I (França). É professor do Departamento de Economia da UFPR e Coordenador do Programa de Extensão Inovação e Desenvolvimento Territorial.

Araken Alves de Lima é graduado em Economia pela UFAL, mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente e doutor em Economia Aplicada pelo IE/UNICAMP. Atualmente é tecnologista em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e atua como docente no Programa de Mestrado e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI e no Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT).

Francisco José Peixoto Rosário é graduado em Ciências Econômicas pela UFAL, mestre em Administração pela UFAL e doutor em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ. Atualmente é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) e docente do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da UFAL.

Reynaldo Rubem Ferreira Júnior é graduado em Economia pela UFPE, mestre em Economia Industrial (PIMES/UFPE) e doutor em Política Econômica pela IE/UNICAMP. Atualmente é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) e docente do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da UFAL.