Egressos

Desde a sua concepção, em 2008, o PPGE já formou dezenas de mestres no estado de Alagoas, suprindo a forte demanda por profissionais mais capacitados na região.

O Programa de Pós-Graduação, nível Mestrado, apresenta uma trajetória positiva no que se refere ao número de alunos concluintes. A evolução é fruto de um esforço conjunto dos professores com o objetivo de estimular e manter os alunos da pós-graduação comprometidos, monitorando constantemente o andamento de seus trabalhos.

A maior parte dos egressos trabalha em áreas correlatas ao curso, principalmente como professores e pesquisadores em instituições públicas e privadas, outros deram continuidade aos estudos na pós-graduação ingressando em cursos de doutorados em instituições como UFPE/PIMES, UFRGS e UFBA.

O mestrado tem formado pesquisadores que se destacam em instituições estaduais, executando pesquisas importantes, com grande impacto sobre as contas do estado, também trabalhando no assessoramento de secretários de estado. Instituições como a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e Tribunal de Contas de Alagoas vêm absorvendo os alunos egressos do curso.

Ademais, boa parte dos nossos egressos ingressam como docentes em universidades e faculdades públicas e privadas em instituições localizadas no interior do estado, os quais apresentam grande demanda e, em geral, encontram dificuldades em trazer professores de outros estados, principalmente na categoria de substitutos. Sendo assim, com a formação de professores no próprio estado, o programa permite a diminuição dessas assimetrias regionais.

Em 2020 foi realizada a primeira pesquisa de egressos do PPGE, realizamos acompanhamento anuais por meio de plataformas como o lattes, e uma outra pesquisa foi aplicada em 2025,  em consonância com o planejamento estratégico do programa. O objetivo é monitorar a atuação de nossos egressos e realizar uma autoavaliação continuada do nosso curso.

Link da pesquisa: https://forms.gle/vTNTWNTwpeLjhB3k7 

Egressos escolhidos para destaques no sucupira do quadriênio 2021-2024

Ver vídeos com depoimentos no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=MeuFPAlzxMk

Nome
Ano de titulação
Lattes (link)
Cargo atual
Larissa Camila Torres Pinto
2014
lattes da Larissa
 Analista da FINEP
Sarah Regina Pessoa 
2015
lattes da Sarah
Professora Universitária
Ermeson Henrique Silva dos Reis 
2018
lattes do Ermeson
Professor Universitário
 
Marília Costa Bento
2019
lattes da Marília
Regulatory Reporting Controller 
Raul Costa Cavalcanti Manso
2023
lattes do Raul 
Assessor do governador de Alagoas

Alguns relatos de nossos egressos no quadriênio anterior (2017-2020):

"O Mestrado em Economia Aplicada da UFAL foi muito importante para minha formação pessoal e profissional a medida que proporcionou, notadamente, um estudo mais aprofundado sobre os conteúdos econômicos e maior contato com a pesquisa. Muito do trabalho que hoje executo como docente e assessora de política fiscal tem contribuição da formação adquirida no mestrado. Bons professores, estrutura e apoio do programa também foram importantes nesse momento de aprendizagem. Destaco ainda o quanto a pesquisa que culminou na dissertação que defendi foi relevante para minha formação, tanto na pesquisa quanto na reflexão sobre a importância das políticas voltadas aos microempreendedores. O contato com a metodologia adotada pelo Banco do Nordeste, responsável pelo maior programa de microcrédito do Brasil, o Crediamigo, através do estudo da literatura da área, da visita a gestores do programa e acompanhamento do trabalho em campo dos seus agentes de crédito trouxeram contribuições pessoais e para a dissertação, podendo esta ser utilizada em trabalhos futuros, aprimorando reflexões sobre as políticas públicas e os problemas da nossa sociedade."

Natália de Olivindo Souza

Egressa titulada em 2018

Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas

 

O Mestrado em Economia Aplicada da UFAL me ajudou a desenvolver habilidades distintas, o que agregou bastante no meu trabalho e prosseguimento dos estudos.  Aprofundei meus conhecimentos em diversas áreas como microeconomia, econometria, inovação e análise de dados de comércio internacional na orientação da dissertação. Foco nesses pois se tornaram base do meu projeto de doutorado que hoje sigo em Portugal na Universidade da Beira Interior. Graças às competências adquiridas durante o Mestrado de Economia da FEAC me destaquei, fui aceita no doutoramento, e também fui aprovada na seleção da Bolsa de Incentivo ao Doutoramento UBI-Santander Totta, justamente devido ao projeto que é um desdobramento da minha dissertação. Por fim sou grata por ter cursado o Mestrado de Economia na UFAL pois me abriu várias portas.”

Marília Costa Bento

Egressa titulada em 2019

Doutoranda na Universidade da Beira Interior

 

"O Programa de Mestrado em Economia Aplicada foi de fundamental importância para o meu amadurecimento profissional a partir da aquisição de conhecimentos, que ficaram vagos durante a graduação. A combinação da teoria (a qual pude aperfeiçoar, além de ter outras visões do que já tinha estudado) com a aplicação dos métodos econométricos foi algo que aprendi apenas no período do mestrado.
Com isso, apliquei tais aprendizados na minha dissertação, uma vez que possibilitou calcular o impacto do Programa Bolsa Família na educação de crianças e jovens do Nordeste e assim, observar a importância do incentivo para que o beneficiário pudesse romper o ciclo intergeracional da pobreza."

Arcenor Gomes Neto

Egresso titulado em 2018

Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas

 

"Por meio do Mestrado em Economia Aplicada da FEAC/UFAL, consegui aprofundar meus conhecimentos acadêmicos, com exponencial aumento da minha literatura econômica, como também no aprimoramento das minhas técnicas de pesquisa, me condicionando melhor ao rigor científico em meus trabalhos. O curso me apresentou muita informação nova e pluralista, sendo notório para mim o grande salto do meu conhecimento da graduação para o mestrado, na qual hoje trabalho com conteúdos que estão na fronteira do conhecimento. Essa pluralidade, que é inerente a complexidade da ciência econômica, na qual encontrei no curso, me possibilitou construir uma dissertação abrangente, o que foi ótimo, pois era uma exigência própria, onde pude trabalhar com economia rural, microeconomia avançada; teoria dos jogos; teoria dos leilões, e com a Nova Economia Institucional, e para incorporar os dados utilizei-me de estatística descritiva e inferência estatística. Obtive total apoio do meu orientador para baralhar com temas ortodoxos e heterodoxos, como também foi um grande incentivador para a pesquisa em campo, me encorajou a fazer uma pesquisa com dados primários, que resultaram em dados sui generis. Assim, tive uma das experiências mais importantes da minha vida, para meu engrandecimento intelectual e principalmente social, pois me sinto ainda mais preparado para servir ao mercado de trabalho, com também para publicações acadêmicas de qualidade."

José Adeilton da Silva Filho

Egresso titulado em 2018

Prefeitura de Palmeira dos Índios-AL