2012-2015
PDU.FEAC.2012.2015.pdf
Documento PDF (186.4KB)
Documento PDF (186.4KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
CAMPUS MACEIÓ
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE - PDU
PERÍODO 2012-2015
As Ações e Metas constantes deste documento foram definidas
em uma Oficina de Planejamento Estratégico realizada na
FEAC nos dias 27/03, 29/03, 17/04 e 22/05/2012, com a
participação de docentes, técnicos e estudantes da Unidade
PDU aprovado em reunião realizada no dia
_____/_____/_____. (Será encaminhado para
aprovação)
Nome/ Cargo do Responsável pela Unidade
Luiz Antonio Palmeira Cabral
Diretor da FEAC
Maceió/AL
Setembro 2012
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE
(UNIDADE ACADÊMICA/CAMPUS FORA DA SEDE)
1- PERFIL INSTITUCIONAL DA UNIDADE ACADÊMICA/CAMPUS FORA DA SEDE
1.1. Breve Histórico:
A FEAC – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Unidade Acadêmica
criada em 2006, com a alteração do estatuto da UFAL, é constituída pelos cursos de
graduação em Economia, Administração, Administração Pública a distância e
Contabilidade, que juntos totalizam cerca de 2.000 alunos.
Sua origem data de 17 de fevereiro de 1954, quando foi criada a então Faculdade de
Ciências Econômicas de Alagoas, que abrigava o curso de Economia e, posteriormente,
foram criados os cursos de Administração e Contabilidade. Foi uma das seis Faculdades
que, juntas, possibilitaram a criação da UFAL em 1961.
A FEAC conta, atualmente, com 69 docentes efetivos, dos quais 75% são doutores e
mestres. Em nível de pós-graduação, oferece o curso de Mestrado em Economia
Aplicada, além de vários cursos lato sensu nas áreas de economia, administração e
contabilidade.
Nos seus Núcleos de Estudos e Grupos de Pesquisa, desenvolve várias pesquisas nas
suas três áreas do conhecimento, contribuindo de forma decisiva para o
desenvolvimento do estado de Alagoas. Atua, também, no campo da extensão com
vários eventos e projetos voltados para a integração da universidade com a sociedade.
1.2. Missão:
Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, por meio da excelência nas atividades
de ensino, pesquisa e extensão, em Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis.
1.3. Objetivos:
Ser reconhecida como referência de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão
em Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, oferecendo uma formação
acadêmica rigorosa e inclusiva, com oportunidades de educação continuada com
excelência.
1.4. Quais os Cursos/ Programas ofertados pela Unidade Acadêmica:
a) Graduação: Economia, Administração, Contabilidade (cursos presenciais), e
Administração Pública, modalidade a distância.
b) Extensão: Ao longo do ano a Unidade oferece vários cursos de extensão, eventos e
projetos, nas suas três áreas do conhecimento. Atua também em diversos projetos de
extensão desenvolvidos pelas duas Empresas Juniores existentes na Unidade, a JRS
Consultoria (do curso de Administração) e a Econt Consultoria (dos cursos de Economia
e Contabilidde).
c) Pós- Graduação:
Lato Sensu:
- Curso Presencial: Gestão e Desenvolvimento Universitário;
- Cursos a Distância: Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em
Saúde.
Stricto Sensu: Mestrado em Economia Aplicada.
d) Pesquisa:
A FEAC dispõe, atualmente, de vinte e dois projetos de pesquisa a saber:
Análise do desempenho da política econômica no Brasil no período de 2000 a
2012.
A importância da contabilidade ambiental em empresas alagoanas.
Sistema de custeio para Universidade Federal de Alagoas.
Mapeamento da cadeia de fornecimento do turismo em Alagoas.
Processo de tomada de decisão do consumidor na escolha de uma destinação
turística (Maceió-AL).
Trabalho imaterial e demanda empreendedora na construção da subjetividade do
futuro enfermeiro.
Gestão da imagem e autocontrole nas relações de trabalho vivenciadas por
futuros profissionais.
A mensuração da satisfação dos clientes por hospitais acreditados: uma proposta
de metodologia padrão.
Economia popular - uma via de modernização para Alagoas.
Desconcentração regional produtiva no Brasil: impactos sobre a economia
alagoana.
Redes de turismo no Brasil: uma análise comparativa das regiões nordeste e
sudeste.
O progresso e a inovação tecnológica na análise sobre o desenvolvimento e
subdesenvolvimento em Celso Furtado.
Mapeamento e análise do complexo econômico-industrial da saúde em Alagoas:
a complementariedade no CEIS brasileiro.
Contribuições do pensamento social brasileiro à análise das organizações
públicas do estado de Alagoas.
Uma análise da estrutura espacial dos indicadores socioeconômicos do estado
de Alagoas.
Uma análise da indústria alagoana sob a ótica da competitividade sistêmica.
Crise e território no pensamento econômico.
Revisitando as hipóteses de Manuel Correia de Andrade.
A formação dos preços da energia eólica como processo de gestão da inovação
no estado do Rio Grande do Norte.
Empreendedorismo, cultura e crescimento econômico - Brasil, Estados Unidos,
Japão, Espanha, Itália, Noruega e Finlândia: uma comparação utilizando dados
do GEM, Hosftede e Banco Mundial.
Inclusão financeira produtiva e desenvolvimento local: um diagnóstico do ramo
das cooperativas de crédito em Alagoas.
Análise do sistema produtivo de saúde em Alagoas.
Estas pesquisas fazem parte do programa PIBIC e recebem apoio, através de bolsas de
iniciação científica, do CNPq, da FAPEAL e da UFAL. Um total de trinta e oito alunos de
graduação estão envolvidos nestas pesquisas, auxiliando os vinte professores que as
coordenam. Estas pesquisas são tipicamente acadêmicas e envolvem também o ensino
da metodologia de pesquisa aos alunos que delas participam.
Além dessas pesquisas, os alunos do curso de Mestrado em Economia e dos cursos de
especialização a distância também realizam pesquisas, com o apoio dos professores da
FEAC, com o objetivo de redigirem dissertações ou trabalhos de conclusão de curso. As
pesquisas realizadas nos cursos de especialização são do tipo aplicada e destinam-se a
apoiar propostas de intervenção organizacional. Nos cursos de graduação, as pesquisas
realizadas alternam entre o teórico e o aplicado.
1.5. Área de Atuação Acadêmica frente ao Plano Nacional da Educação – PNE e
das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs:
A FEAC oferece, atualmente, quatro cursos de graduação (Administração,
Administração Pública – modalidade a distância, Ciências Contábeis e Economia), três
cursos de especialização – modalidade à distância (Gestão Pública, Gestão Pública
Municipal e Gestão em Saúde) e um curso de Mestrado em Economia.
A FEAC segue as recomendações contidas tanto no Plano Nacional da Educação,
quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Com isso, busca a sintonia com as
normas nacionais, mas não esquece as necessidades regionais. Nesse aspecto, tanto
no ensino, como na pesquisa e na extensão, tem procurado atender as demandas que
chegam e tem atuado também de forma proativa, provocando situações e adequando as
suas ações às necessidades dos municípios do estado de Alagoas, ampliando-as,
quando necessário, à região Nordeste.
2 – ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA DA UNIDADE
2.1. Como é feito o planejamento da Unidade para o início dos semestres letivos?
Na semana anterior ao início do semestre letivo, em regime intensivo, os professores
reúnem-se para organizar e planejar suas atividades acadêmicas.
2.2. Como a Unidade acompanha as atividades dos docentes junto aos alunos?
Por avaliação de desempenho, com a utilização de escalas de mensuração de
atividades, aplicadas ao final de cada semestre letivo.
2.3. Quais as eventuais inovações consideradas significativas, especialmente
quanto à flexibilização dos componentes curriculares, às oportunidades
diferenciadas de integralização do curso, às atividades práticas e de estágio,
desenvolvimento de materiais pedagógicos e incorporação de avanços
tecnológicos?
Estudos de meio, com deslocamento dos alunos a organizações de Alagoas,
Pernambuco e Paraíba.
Aulas vivenciais extramuros.
Jogos de empresa.
Simulações em ambiente virtual.
Uma inovação que deu certo, na qual a FEAC foi pioneira no estado de Alagoas, é a
criação de empresas juniores. A FEAC conta com duas: uma dos alunos do curso de
administração, e outra dos alunos de economia e ciências contábeis. Nessas empresas,
os alunos põem em prática o que aprendem em sala de aula, enquanto prestam
consultoria ou executam pequenas intervenções em micro e pequenas empresas. A
ação das empresas juniores, além de auxiliar na flexibilização dos componentes
curriculares, proporciona aos alunos a oportunidade de entender como funcionam, no
dia a dia, as teorias pertinentes aos seus cursos, com as inevitáveis adaptações que se
fazem necessárias.
2.4. Considerando as atividades acadêmicas desenvolvidas pela unidade/campus,
qual a contribuição social para o atendimento de demandas nacionais, regionais e
locais?
Formação de empreendedores.
Suporte consultivo em gestão do terceiro setor.
Assessoria em ações de responsabilidade social em cooperativas e ONGs.
A formação de empreendedores tem sido o foco principal do curso de administração. A
ideia que conduz essa formação está focada na necessidade de geração de negócios e
empregos. Suplementarmente a isso, busca-se motivar aqueles que não desejarem
abrir seus próprios negócios a atuar de forma empreendedora, produzindo inovações
nas empresas ou instituições onde forem trabalhar.
2.5. Qual avaliação da Unidade quanto ao número atual de vagas, cursos, turmas
e horários de funcionamento? A Unidade tem planos para alteração/ampliação?
Justifique.
A FEAC oferece, atualmente, tanto nos cursos de graduação quanto nos de pósgraduação, um quantitativo de vagas que se mostra adequado ao tamanho de seu
corpo docente. Deve-se lembrar aqui que grande parte do corpo docente da FEAC atua
também com pesquisa e extensão.
No momento, a FEAC planeja aumentar a sua oferta de vagas apenas na pós-
graduação stricto sensu. Essa oferta, no entanto, depende da aprovação pelo MEC da
proposta de implantação de um mestrado em administração pública, na modalidade a
distância, que foi feita em conjunto com outras universidades. Uma futura ampliação de
vagas, incluindo a implantação de novos cursos, dependerá da ampliação do quadro
docente da Unidade.
3. PERFIL DO CORPO DOCENTE/TÉCNICO
3.1. Composição do corpo docente e técnico lotado na Unidade:
DOCENTE
Nome
Regime
Titulação
Setor de estudo
Vínculo
Adjardo Pereira da Silva
40
Mestre
Logística
Assistente
Adriana Alvarenga Marques
DE
Mestre
Educação a Distância
em Administração
Assistente
Agnaldo Gomes da Silva
DE
Doutor
Economia
Associado
Alexandra Maria Rios Cabral
DE
Mestre
Economia
Assistente
Alexandre Lima Marques da
Silva
DE
Doutor
Métodos Quantitativos
Adjunto
Altair de Almeida Campos
20
Mestre
Contabilidade
Assistente
Ana Maria Rita Millani
DE
Doutora
Teoria Econômica
Assistente
Ana Paula Lima Marques
Fernandes
DE
Doutor
Métodos Quantitativos
Adjunto
Anderson de Barros Dantas
DE
Doutor
Métodos Quantitativos
Associado
André Maia Gomes Lages
DE
Doutor
Economia
Adjunto
Andrew Beheregarai Finger
DE
Doutor
Administração Geral
Adjunto
Ângelo Antônio Cavalcante
Martins
DE
Doutor
Administração
Associado
Antônio Carlos Silva Costa
DE
Doutor
Administração
Associado
Araken Oliveira
DE
Mestre
Contabilidade
Adjunto
Arnóbio Cavalcanti Filho
DE
Doutor
Economia
Associado
Carlos André Silva Carneiro
20
Doutor
Administração Geral
Adjunto
Carlos Avelino da Silva Filho
DE
Especialista
Contabilidade
Adjunto
DE
Mestre
Administração
Assistente
DE
Doutor
Economia
Associado
Cid Olival Feitosa
DE
Mestre
Análise Econômica,
Desenvolvimento e
Estudos Regionais
Assistente
Cláudia Maria Milito
DE
Doutora
Administração
Adjunto
Carlos Everaldo Silva da
Costa
Cícero Péricles de Oliveira
Carvalho
Claudio Zancan
DE
Doutor
Administração Geral
Adjunto
Cleydner Marques de
Magalhães Maurício
20
Mestre
Análise Econômica,
Desenvolvimento e
Estudos Regionais
Assistente
Daniel José Cardoso da
Silva
DE
Mestre
Contabilidade Gerencial
Assistente
Daniel Salgueiro da Silva
40
Especialista
Contabilidade
Assistente
Dilson José de Sena Pereira
DE
Doutor
Economia
Adjunto
Duílio Cleto Marsiglia
DE
Mestre
Administração Hospitalar
Adjunto
DE
Mestre
Administração
Assistente
DE
Mestre
Contabilidade Financeira
Assistente
Érica Xavier de Souza
20
Mestre
Teoria Contábil e
Contabilidade Pública
Assistente
Fábio Guedes Gomes
DE
Doutor
História Econômica
Adjunto
Felipe Fernando Pereira de
Souza
20
Mestre
Gestão de Operações e
Métodos Quantitativos
em Administração
Assistente
Francisco de Assis Monteiro
DE
Especialista
Economia
Adjunto
DE
Doutor
Teoria Econômica
Adjunto
DE
Doutor
Economia
Adjunto
Gustavo Madeiro da Silva
DE
Doutor
Administração Geral
Adjunto
José Avelino Neto
DE
Mestre
Administração
Adjunto
DE
Mestre
Administração
Adjunto
20
Especialista
Administração
Adjunto
DE
Doutor
Economia
Adjunto
Adjunto
Eduardo José de Souza
Santos
Elyrouse Cavalcante de
Oliveira
Francisco José Peixoto
Rosário
Glinzer Santa Cruz da Silva
Costa
José Carlos Carvalho
Silveira
José Carlos de Araújo
Cordeiro
Júlio Gomes da Silva Neto
Keuler Hissa Teixeira
DE
Doutor
Economia do
Desenvolvimento e
Industrial
Kleber Luis Alves Guedes
40
Mestre
Contabilidade
Assistente
Lauro Farias Júnior
DE
Especialista
Administração
Adjunto
Luciana Caetano da Silva
DE
Mestre
Economia do
Desenvolvimento e
Internacional
Assistente
Luciana Peixoto Santa Rita
DE
Doutora
Administração
Adjunto
DE
Mestre
Economia
Adjunto
DE
Mestre
Contabilidade
Assistente
Luiz Eduardo Simões de
Souza
DE
Doutor
Luzia Maria Cavalcante de
Melo
20
Doutora
Marcia Maria Silva de Lima
20
Mestre
Luiz Antonio Palmeira
Cabral
Luiz Carlos Marques dos
Anjos
Economia do
Desenvolvimento e
Internacional
Análise Econômica,
Desenvolvimento e
Estudos Regionais
Teoria Contábil e
Contabilidade Pública
Adjunto
Assistente
Assistente
Márcio Jorge Porangaba
Costa
Maria Cecília Junqueira
Lustosa
Maria Luciana de Menezes
Bandeira
Marluce Alves de Almeida
Salgueiro
Marta Verônica de Souza
Correia
Mônica Cristina de Oliveira
Dias
DE
Mestre
Economia
Adjunto
DE
Doutora
Economia
Associado
20
Graduada
Contabilidade
Auxiliar
20
Mestre
Contabilidade Pública e
Geral
Assistente
DE
Mestre
Contabilidade
Assistente
40
Especialista
Contabilidade
Auxiliar
Nicholas Joseph Tavares da
Cruz
DE
Mestre
Nilson Cibério de Araújo
Leão
20
Mestre
Nilton Cesar Lima
DE
Doutor
Pablo Viana da Silva
DE
Doutor
Paulo da Cruz Freire dos
Santos
DE
Doutor
Paulo Sérgio Cavalcante
DE
Especialista
Contabilidade Financeira
Auxiliar
DE
Mestre
Contabilidade
Assistente
DE
Doutor
Economia
Associado
Rodrigo Gameiro Guimarães
DE
Mestre
Finanças e
Administração Geral
Assistente
Rosiane Chagas
DE
Mestre
Administração
Adjunto
Thierry Molnar Prates
DE
Doutor
Valdemir da Silva
20
Especialista
Rejane Cristina Sarmento
de Oliveira
Reynaldo Rubem Ferreira
Júnior
Educação a Distância
em Administração e
Empreendedorismo
Tendências
Contemporâneas em
Administração
Administração Geral
Tecnologia, Inovação e
Empreendedorismo
Empreendedorismo e
Pesquisa de Mercado
Economia do
Desenvolvimento e
Industrial
Contabilidade de Custos
e Análise de Balanço
Assistente
Assistente
Adjunto
Adjunto
Associado
Adjunto
Auxiliar
Técnico
Nome
Regime
Titulação
Angelisse Rotondaro dos
Santos
40
Especialista
Antonio Becker de
Vasconcelos Litrento
40
Graduado
Atividade principal na
unidade/campus
Matrícula Institucional; ajuste de
matrícula; abertura de processos;
edição, entrega e arquivamento de
documentos; inserção de oferta
acadêmica; organização de horários
de docentes e turmas; atendimento a
alunos e professores; comunicação
com outros setores e Unidades;
gerenciamento do webmail; e outras
atividades
peculiares
de
uma
coordenação de curso.
Matrícula Institucional; ajuste de
matrícula; abertura de processos;
edição, entrega e arquivamento de
documentos; inserção de oferta
acadêmica; organização de horários
de docentes e turmas; atendimento a
alunos e professores; comunicação
Elba da Silva Torres
40
Especialista
Gilvan Tenório de Holanda
40
Especialista
Júlio Augusto Costa
Figueiredo
40
Ensino Médio
Levylma Araújo de Paula
40
Especialista
Leylyane Maria Donato
Barbosa
40
Ensino Médio
Luciana Rodrigues de
Gusmão
40
Graduada
com outros setores e Unidades;
gerenciamento do webmail; e outras
atividades
peculiares
de
uma
coordenação de curso.
Matrícula Institucional; ajuste de
matrícula; abertura de processos;
edição, entrega e arquivamento de
documentos; inserção de oferta
acadêmica; organização de horários
de docentes e turmas; atendimento a
alunos e professores; comunicação
com outros setores e Unidades;
gerenciamento do webmail; e outras
atividades
peculiares
de
uma
coordenação de curso.
Acompanhar entradas e saídas de
usuários
no
Telecentro
de
Empreendedorismo;
orientar
manuseios dos computadores. Facilitar
acesso às máquinas, internet e
operações de trabalhos dos usuários.
Matrícula Institucional; ajuste de
matrícula; abertura de processos;
edição, entrega e arquivamento de
documentos; inserção de oferta
acadêmica; organização de horários
de docentes e turmas; atendimento a
alunos e professores; comunicação
com outros setores e Unidades;
gerenciamento do webmail; e outras
atividades
peculiares
de
uma
coordenação de curso.
Organização
da
Secretaria
do
Mestrado em Economia (docente,
discente e administrativo); registro dos
conceitos obtidos pelos alunos no SIE;
abertura de processos; solicitação de
material de consumo; lançamento de
diárias e passagens no SCDP;
elaboração de relatórios da CAPES e
do curso (Coleta CAPES); execução
das
tarefas
atribuídas
pelo
coordenador.
Matrícula Institucional; ajuste de
matrícula; abertura de processos;
edição, entrega e arquivamento de
documentos; inserção de oferta
acadêmica; organização de horários
de docentes e turmas; atendimento a
alunos e professores; comunicação
com outros setores e Unidades;
gerenciamento do webmail; e outras
atividades
peculiares
de
uma
coordenação de curso.
Organização de arquivo; atendimento
a alunos e professores; atendimento
telefônico/fax; lançamento de diárias e
passagens no SCDP; encaminhar
processos de licença domiciliar e os
demais processos pertinentes a alunos
e docentes; xerocar os serviços da
sala dos professores; entrega de
Luciano Ribeiro dos Santos
40
Ensino Médio
Maria do Carmo Galindo
Cavalcante
40
Especialista
Maria Márcia Viana dos
Santos
40
Graduada
Mônica Bernardo Lopes dos
Santos Wanderley
40
Especialista
solicitação de programas a alunos;
comunicar aos alunos a ausência ou
atraso de professores nos blocos de
sala de aula; solicitação de toner e
conserto da máquina de xerox;
abertura de processos no SIE.
Matrícula Institucional; ajuste de
matrícula; abertura de processos;
edição, entrega e arquivamento de
documentos; inserção de oferta
acadêmica; organização de horários
de docentes e turmas; atendimento a
alunos e professores; comunicação
com outros setores e Unidades;
gerenciamento do webmail; e outras
atividades
peculiares
de
uma
coordenação de curso.
Solicitação de diárias e passagens;
prestação de contas de diárias e
passagens; folha de pagamento de
bolsistas; solicitação material ao
almoxarifado; fazer afastamento dos
bolsistas e encaminhar; preparar
ofícios; contratar os pagamentos
efetuados; arquivar documentação;
contatos com bolsistas referente a
formulários, etc.
Organização de arquivo; atendimento
a alunos e professores; enviar e-mail
para
professores;
atendimento
telefônico/fax; receber e-mail para
impressão e xerocar; passar recados
para as coordenações e secretaria da
FEAC sobre professores e alunos;
encaminhar processos de licença
domiciliar e os demais processos
pertinentes a alunos e docentes;
participar em reuniões da FEAC;
xerocar os serviços da sala dos
professores;
redigir
solicitações;
entrega de solicitação de programas a
alunos; comunicar aos alunos a
ausência ou atraso de professores nos
blocos de sala de aula; solicitação de
toner e conserto da máquina de xerox;
Planejamento, organização e direção
de serviços de secretaria; assistência e
assessoramento direto à direção e à
vice-diretoria da FEAC; redação de
documentos oficiais; interpretação e
sintetização de textos e documentos;
registro e distribuição de expediente e
outras tarefas correlatas; orientação da
avaliação
e
seleção
da
correspondência
para
fins
de
encaminhamento à chefia; lançamento
de diárias e/ou passagens no SCDP;
abertura de processos, lançamento de
férias,
solicitação
de
material
permanente e de consumo, solicitação
de serviços ao SACA, no SIE;
atendimento ao público e telefônico,
orientar as atividades dos bolsistas.
Nadja Maria do Nascimento
40
Especialista
Sheyla Matos de Lima
40
Especialista
Atendimento ao público interno e
externo
do
curso;
atendimento
telefônico;
atendimento
online;
reprodução do material didático dos
cursos; secretariar as reuniões dos
cursos; atender às necessidades dos
alunos: declarações, inserir a carga
horária flexível dos alunos, verificar a
situação dos alunos no Sieweb, etc.
Organização de arquivo; atendimento
a alunos e professores; atendimento
telefônico/fax; lançamento de diárias e
passagens no SCDP; encaminhar
processos de licença domiciliar e os
demais processos pertinentes a alunos
e docentes; xerocar os serviços da
sala dos professores; entrega de
solicitação de programas a alunos
comunicar aos alunos a ausência ou
atraso de professores nos blocos de
sala de aula; solicitação de toner e
conserto da máquina de xerox;
abertura de processos no SIE.
3.2. Critérios de alocação de vagas do corpo docente.
Produção científica
Carga horária das disciplinas disponibilizadas.
Ações de extensão orientadas pelos professores.
As vagas são alocadas de acordo com as necessidades de cada curso nas áreas de
estudo que venham atender essas necessidades.
3.3. Liste no quadro abaixo as contratações docentes na unidade ocorridas desde
1º de janeiro de 2008:
Nome
Perfil do Docente
Curso/Setor de
Estudo
Ana Maria Rita Milani
Doutora
Teoria Econômica
Francisco José Peixoto Rosário
Doutor
Teoria Econômica
Fabio Guedes Gomes
Doutor
História Econômica
Adjardo Pereira da Silva
Mestre
Logística
Erica Xavier de Souza
Mestre
Márcia Maria Silva de Lima
Mestre
Valdemir da Silva
Especialista
Teoria Contábil e
Contabilidade
Pública
Teoria Contábil e
Contabilidade
Pública
Contabilidade de
Custos e Análise de
Balanço
Justificativa para a
Contratação
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Mônica Cristina de Oliveira Dias
Especialista
Adriana Alvarenga Marques
Mestre
Nicholas Joseph Tavares da Cruz
Mestre
Gustavo Madeiro da Silva
Doutor
Rodrigo Gameiro Guimarães
Doutor
Luciana Caetano da Silva
Mestra
Luiz Eduardo Simões de Souza
Doutor
Daniel José Cardoso da Silva
Mestre
Marluce Alves de Almeida
Salgueiro
Mestra
Cleydner Marques de Magalhães
Mauricio
Mestre
Carlos André Silva Carneiro
Doutor
Nilson Cibério de Araújo Leão
Mestre
Keuler Hissa Teixeira
Doutor
Thierry Molnar Prates
Doutor
Elyrouse Cavalcante de Oliveira
Mestre
Paulo Sérgio Cavalcante
Especialista
Felipe Fernando Pereira de
Souza
Mestre
Cid Olival Feitosa
Doutor
Claudio Zancan
Doutor
Contabilidade
Pública e Geral
Educação a
Distância em
Administração
Educação a
Distância em
Administração
Administração Geral
Finanças e
Administração Geral
Economia do
Desenvolvimento e
Internacional
Economia do
Desenvolvimento e
Internacional
Contabilidade
Gerencial
Contabilidade
Pública e Geral
Análise Econômica,
Desenvolvimento e
Estudos Regionais
Administração Geral
Tendências
Contemporâneas em
Administração
Economia do
Desenvolvimento e
Industrial
Economia do
Desenvolvimento e
Industrial
Contabilidade
Financeira
Contabilidade
Financeira
Gestão de
Operações e
Métodos
Quantitativos em
Administração
Análise Econômica,
Desenvolvimento e
Estudos Regionais
Administração Geral
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Carência no setor de
estudo
Obs: docentes que permanecem no quadro efetivo.
3.4. Necessidades de novas contratações do corpo docente para consolidação da
oferta acadêmica:
Perfil do Docente
Curso/Setor de
Estudo
Justificativa para a Contratação (carga horária
média do setor, ampliação de novas turmas,
etc)
Doutor (2)
Mestre (4)
Mestre (2)
Mestre (5)
Economia
Economia
Métodos Quantitativos
Contabilidade
Doutor (3)
Administração
Consolidação do Mestrado em Economia Aplicada
Carência no setor, ampliação de novas turmas
Carência no setor, ampliação de novas turmas
Carência no setor, ampliação de novas turmas
Carência no setor, ampliação de novas turmas,
criação do Mestrado em Administração
3.5 Necessidades de novas contratações do corpo técnico para consolidação da
oferta de serviço da unidade/campus:
Perfil
Setor
Justificativa
Assistente em Administração (1)
O mestrado conta apenas com
um
servidor
técnicoadministrativo para atender
toda a demanda do setor, que
funciona nos períodos da
Mestrado em Economia Aplicada manhã e tarde. Ao término do
expediente do servidor lotado
no setor, não há quem dê
continuidade às atividades,
além disso, não há substituto
no período de férias.
Assistente em Administração (3)
Os
três
Cursos
de
Especialização da FEAC não
contam com a presença de
servidores efetivos em sua
administração. As demandas
dos cursos são supridas por
profissionais
de
contrato
Coordenação de Especializações
temporário. Assim,
há a
- EAD
necessidade de contratação de,
pelo
menos,
três
novos
servidores para os horários da
manhã e tarde, para que haja
continuidade e padrão nas
atividades
desempenhadas
pelo setor.
Assistente em Administração (4)
Atualmente, as coordenações
dos três cursos de graduação
da FEAC, contam com dois
servidores
técnicoadministrativos
cada,
para
atender toda a demanda dos
nossos cursos. Como as
coordenações funcionam nos
períodos da manhã, tarde e
noite, há a necessidade de
contratação de quatro novos
servidores, para o período
noturno para que haja a
continuidade das atividades
desenvolvidas pelo setor e,
assim, prestarmos melhores
serviços ao nosso público.
Coordenações dos Cursos de
Graduação (Economia,
Administração, Contabilidade,
Administração Pública-EAD)
Secretária Executiva ou
Assistente em Administração (3)
Secretaria Executiva e Sala dos
Professores
Atualmente,
Secretaria
Executiva da FEAC, conta com
dois
servidores
técnicoadministrativos, para atender
toda a demanda da nossa
Unidade, inclusive dando apoio
a Sala dos Professores onde é
feito
o
atendimento
aos
docentes,
fornecimento de
equipamentos multimídia e
material didático, impressão de
provas. Como a Secretaria e a
Sala
dos
Professores
funcionam nos períodos da
manhã, tarde e noite, há a
necessidade de contratação de
mais três servidores, sendo
dois para o período noturno,
para que haja a continuidade
das atividades desenvolvidas
pelo setor e, assim, prestarmos
melhores serviços ao nosso
público.
4. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA UNIDADE
4.1. Estrutura Organizacional, Instâncias de Decisão e Organograma Institucional
e Acadêmico.
4.2. Participação efetiva do corpo social da unidade/campus nos órgãos
colegiados internos e nas instancias coletivas da UFAL
O Diretor e a Vice-Diretora da Unidade participam do CONSUNI, na condição de titular e
suplente.
Dois outros docentes da Unidade foram eleitos como representantes dos docentes junto
ao CONSUNI, sendo um titular e o outro suplente.
4.3. Órgãos de apoio às atividades acadêmicas (caso existam).
Não existem.
4.4. Como o Regimento Interno e o PDU têm contribuído para uma gestão eficiente
da Unidade/Campus.
As decisões estratégicas são pautadas nas diretrizes construídas coletivamente e
referendadas pelo conselho da unidade.
5 – POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES
5.1. Programas de apoio pedagógico ao discente realizado pela Unidade
(monitoria, tutoria, estágio, produção de material de apoio, acompanhamento da
evasão e retenção, programa de nivelamento, mobilidade).
A Unidade através de seus cursos de graduação desenvolve um programa de apoio à
monitoria e estágios.
Ministra cursos de nivelamento na área de métodos quantitativos para os alunos que
ingressam nos seus cursos.
Participa também do programa de mobilidade, tanto na graduação como no mestrado em
economia aplicada, tendo enviado e recebido alunos das e áreas.
Na educação a distância, a FEAC é pioneira na produção de material e gestão dos
cursos.
5.2. Ações para identificação das necessidades para suporte à Permanência
(bolsas, restaurantes, residência universitária, assistência médico-odontológico,
biblioteca, atendimento psicopedagógico etc).
Geralmente, os alunos na condição de vulnerabilidade social procuram as coordenações
dos cursos e a direção da FEAC e são encaminhados à PROEST para que tenha suporte
a sua permanência.
5.3. Organização estudantil (espaço para participação e convivência estudantil,
apoio a eventos, etc).
Três centros acadêmicos, dos cursos de economia, administração e contabilidade.
Duas empresas juniores (Juniors Consultoria – curso de administração, e Econt
Consultoria – cursos de economia e contabilidade)
5.4. Acompanhamento das políticas afirmativas na unidade/campus.
Não há esse tipo de acompanhamento na Unidade.
5.5. Acompanhamento das políticas de acessibilidade na unidade/campus.
Reformas nos banheiros.
Rampas no prédio novo.
Sinalização para deficientes visuais.
Com a mudança para o novo prédio da FEAC, foram construídas rampas e banheiros
com acessibilidade, porém ainda não há sinalização para deficientes visuais.
5.6. Como é feito o acompanhamento dos egressos.
Pesquisa survey de seguimento por email, telefone e redes sociais.
6. INFRAESTRUTURA
6.1. Descreva a infraestrutura física da Unidade (detalhar salas de aula, biblioteca,
laboratórios, instalações administrativas, sala de docentes, coordenações e
outros);
As informações abaixo se referem ao novo prédio da FEAC, cuja ocupação deverá se
dar até o final do corrente ano.
Espaço
Área
Alunos atendidos
Auditório
160
Sala de Seminários
70
Sala de Aula da PósGraduação
70
Telecentro de
Empreendedorismo/Laboratório
de Informática
30 por turno
Escritório Modelo de
Contabilidade
20
Direção
Vice-Direção
Toda a demanda da
FEAC
Toda a demanda da
FEAC
Relação com PPC/programa de
pós
Apoio em aulas inaugurais,
palestras e seminários de
maiores proporções dos cursos
de pós-graduação da FEAC.
Sala para realização de
seminários e palestras, com
público de até 70 pessoas
Sala de aula do Mestrado em
Economia Aplicada, e outros
cursos de pós-graduação
Apoio para aulas (graduação,
pós-graduação, capacitação) em
que se faz necessário o uso de
computadores, utilizado também
por alunos para pesquisas na
internet e elaboração de
trabalhos acadêmicos.
Sala específica para algumas
disciplinas do Curso de
Contabilidade. Também serve de
apoio para aulas de capacitação.
Apoio acadêmico e administrativo
Apoio acadêmico e administrativo
Toda a demanda da
FEAC
Toda a demanda do
Curso
Toda a demanda do
Curso
Toda a demanda do
Curso
Toda a demanda do
Curso
Secretaria Executiva
Coordenação de Economia
Coordenação de Administração
Coordenação de Contabilidade
Coordenação de Administração
Pública - EAD
Coordenação de Pósgraduação (Mestrado em
Economia, Esp. em Gestão
Pública, Gestão Pública
Municipal e Gestão em Saúde)
Toda a demanda dos
Cursos
Apoio acadêmico e administrativo
Apoio acadêmico e administrativo
Apoio acadêmico e administrativo
Apoio acadêmico e administrativo
Apoio acadêmico e administrativo
Apoio acadêmico e administrativo
Alunos dos Cursos de
Economia e
Contabilidade
Alunos do Curso de
Economia
Alunos do grupo de
pesquisa
Toda a demanda da
FEAC
Alunos do grupo de
pesquisa
Alunos do grupo de
pesquisa
Alunos do grupo de
pesquisa
Alunos bolsistas,
alunos pesquisadores,
mestrandos e
petianos.
Econt Consultoria
PET Economia
Núcleo de Inovação
Empreendedora
Sala dos Professores
Núcleo de Pesquisa em
Administração
NEHOTUR
Núcleo de Estudos Regionais
Copa
Apoio acadêmico
Apoio acadêmico
Apoio acadêmico
Apoio acadêmico
Apoio acadêmico
Apoio acadêmico
Apoio acadêmico
Apoio
6.2. Ações de renovação do acervo bibliográfico:
As solicitações de renovação e ampliação do acervo bibliográfico são encaminhadas à
Biblioteca Central pelos docentes e Coordenações dos Cursos de Graduação e PósGraduação.
6.3. Necessidades de consolidação da infraestrutura para o novo PDU
Com a mudança para o novo prédio da FEAC, estamos dimensionando as nossas
necessidades de infraestrutura, equipamentos e mobiliário e enviaremos à PROGINST
tão logo fique pronto.
Descrição
Reforma
Ampliação
Construção
Equipamentos
Mobiliário
Unidade
de
Medida
Alunos
atendidos
2013
2014
2015
2016
2017
7 – AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
(UA/CAMPUS)
7.1 – Faça um resumo dos principais pontos provenientes do relatório de avaliação
da Unidade, conduzido pela Comissão de Autoavaliação.
A comissão de autoavaliação da Unidade está sendo reestruturada, visto que dois de
seus integrantes não mais fazem parte da FEAC (um foi redistribuído para outra
instituição e o outro faleceu).
Tão logo seja recomposta a comissão será elaborado o relatório.
7.2- Descreva como foram trabalhados os relatórios de avaliação dos cursos da
sua Unidade, provenientes da avaliação “in loco” do INEP e/ou da participação do
curso no ENADE, referentes ao último triênio.
Não houve.
7.3 – Descreva a participação do corpo social no processo de autoavaliação da
Unidade.
Em andamento.
7.4 - A unidade possui plano de formação do servidor? Se sim, anexar ao PDU.
Cursos de pós-graduação
Oficinas de capacitação em informática.
A Unidade não tem um plano de formação do servidor propriamente dito, entretanto
incentiva os seus servidores a participarem de cursos de formação e treinamentos no
âmbito da UFAL, e ministra um curso de especialização em gestão e desenvolvimento
universitário do qual participam servidores de várias Unidades da UFAL.
7.5 – Quais os procedimentos para acompanhamento contínuo do desempenho do
servidor
Avaliação de desempenho escalar.
7.6 – Como a unidade acompanha e avalia os seus planejamentos (PDU, PPC, entre
outros).
Reuniões mensais de reflexão estratégica dos encaminhamentos e demandas.
8 - EXECUÇÃO DAS METAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
METAS
AÇÕES
PERÍODO/ANO
Início
INDICADORES
Término
1) Formação de 3 parcerias com as
empresas juniores
Consolidar a parceria da FEAC com as
empresas juniores.
2012.1
2015.2
Ações conjuntas realizadas pelos
parceiros.
Número de ações realizadas.
Número de acordos.
2) Construção de 5 parcerias com
instituições privadas e públicas.
Desenvolver parcerias e consultorias com
instituições públicas e privadas.
Convênio com empresas privadas, ONGs e
instituições de pesquisa.
2012.1
2015.2
Ações conjuntas realizadas pelos
parceiros.
Número de ações realizadas.
Número de acordos.
Número de instituições parceiras.
3) Criação de programas interdisciplinares
com 10 centros.
Criar interdisciplinaridade com outros centros
da UFAL ou fora dela.
2012.1
2015.2
Número de acordos.
Número de instituições parceiras.
4) publicar anualmente 2 editais de estágios. Divulgar editais e estágios.
2012.1
2015.2
Número de editais publicados.
5) Estruturação de um fundo de extensão.
Criar o fundo de extensão.
2013.1
2013.2
Numerário alocado para o fim.
6) Incentivo a 2 programas sobre
empreendedorismo (incubadoras).
Encaminhamento de propostas à gestão
central.
2013.1
2013.2
Número de projetos realizados.
7) Promoção de um encontro anual de
extensão.
Encaminhamento de propostas à gestão
central.
2013.2
2015.2
Número de projetos realizados.
8) Fomentar a produção de 1 artigo por
professor ao ano.
Ampliar o incentivo a produção científica.
2013.1
2014.2
Número de papers apresentados e
artigos publicados.
9) Criar 9 grupos novos de pesquisa.
Ampliar o número de grupos de pesquisa.
2013.1
2014.1
Quantidade de novos grupos
criados.
10) Duplicar o número de bolsistas.
Ampliar o número de alunos bolsistas.
2013.1
2014.2
Quantidade de novos bolsistas.
11) Criar um grupo PET de administração.
Ampliar o número de grupos PET.
2012.1
2013.2
Número de novos PETS.
13) Agregar cinco professores ao PET.
Criar ações integrativas entre os alunos do
PET e os demais professores da FEAC.
2012.1
2015.2
Listas de frequência dos eventos de
integração.
14) Editar anualmente 1 prêmio à produção
científica.
Criar o prêmio FEAC de produção científica.
2012.1
2015.2
Prêmios concedidos.
15) Produzir, pelo menos, 2 novos artigos
Artigo científico para revista local e prêmio
2013.1
2014.2
Número de papers apresentados e
para a revista local.
com financiamento de empresas locais com
tema de interesse do financiador.
16) Estimular publicações científicas e
participação em eventos científicos.
Transformar 30% dos TCCs em publicações.
Divulgar entre os docentes todos os eventos
e revistas científicas levantadas na área.
artigos publicados.
2012.1
2015.2
Número de submissões.
Número de apresentações.
Número de aprovações.
17) Promover treinamentos anuais nas áreas Liberação total ou parcial dos docentes.
de ensino e técnicas de pesquisa.
2013.1
2014.2
Quantidade de docentes liberados.
18) Proporcionar condições de realização de Liberação total ou parcial dos docentes.
cursos de mestrado, doutorado e pósBuscar fontes de financiamento (bolsa) para
doutorado.
apoiar o docente.
2012.1
2015.2
Número de docentes titulados.
19) Avaliar exercício das lideranças dos
grupos de pesquisa.
2013.1
2013.2
Número de projetos submetidos e
aprovados.
Número de artigos, palestras
(eventos ou periódicos).
2013.2
2015.2
Pesquisa de satisfação junto aos
participantes dos eventos.
21) Fortalecer os grupos de pesquisas.
investimento em infraestrutura para pesquisa. 2012.1
2014.2
Equipamentos adquiridos para os
núcleos de pesquisa.
22) Apoiar a qualificação de docente e
técnicos.
Diagnóstico das necessidades de capacitação 2012.2
e treinamento entre docentes e técnicos.
2014.2
Relatório e prognóstico das análises
empreendidas.
23) Melhoria do ambiente de ensino.
Promoção de eventos para capacitação e
treinamento.
2013.2
2015.2
Número de cursos promovidos para
os servidores.
24) Descrever os projetos dos cursos que
serão ofertados.
Parcerias institucionais.
Parceria com a PROGEP.
2013.1
2013.2
Quantidades de capacitações em
parceria com a PROGEP
25) Melhoria do site.
Criação de uma comissão de gerenciamento
do portal da FEAC.
2012.1
2013.1
Regularidade de atualizações do
portal.
26) Alinhar atividades de graduação e pósgraduação.
Divulgação do editais.
2013.1
2014.2
Avaliação de projetos submetidos e
avaliados.
27) Criar maior interação entre os cursos.
Implantar projetos interdisciplinares (iniciação 2012.1
científica, novos talentos, PIBIC...).
2015.2
Número de projetos submetidos e
aprovados.
28) Criar disciplinas comuns entre os cursos
de graduação da FEAC.
Promoção de oficinas de construção coletiva
dos currículos dos cursos da FEAC.
2012.1
2015.2
Relatórios das oficinas
29) Avaliação sistemática do P.P.C.
Análise das avaliações institucionais.
Reuniões do colegiado.
2013.1
2014.2
Resultado do ENADE.
Pesquisa do perfil do egresso.
Análise de relatório por grupos de
especialistas.
20) Criar um encontro de pesquisa da FEAC Promover o encontro de pesquisa da FEAC.
por ano.
Avaliação dos docentes pelos discentes, com
divulgação restrita.
30) Incentivar envolvimento do docente para Reuniões do colegiado.
a melhoria do ensino na graduação.
Criação de grupos de trabalho.
2012.1
2013.1
Atas das reuniões.
31) Estimular a participação docente em
projetos de cooperativismo.
Formar professores em cooperativismo em
curso de extensão.
2013.1
2014.2
Quantidade de docentes e
discentes envolvidos.
32) Criação do observatório de
cooperativismo e redes de empresas.
Firmar convênio com OCB/SESCOOP.
Estruturar observatório do cooperativismo.
2012.2
2014.2
Volume de obras catalogadas.
33) Cadastramento e divulgação de projetos Estimular publicações, participação em editais 2013.1
de pesquisas em andamento ou concluídos de fomento e integração entre as áreas.
na FEAC.
2015.2
Participação de professores em
pesquisa.
34) Revitalizar os núcleos de pesquisa.
Socializar os núcleos, interesses e diretórios
de pesquisa existentes na FEAC.
2012.2
2014.2
Número de apresentações de
trabalhos dos núcleos.
35) Desenvolver linhas interdisciplinares.
Buscar parcerias externas.
2012.1
2015.2
Número de convênios firmados.
36) Formar em nível de mestrado 10
professores da FEAC.
Mais vagas para a FEAC: docente,
principalmente no curso de mestrado em
economia.
2012.2
2014.2
Quantidade de professores
inseridos no Mestrado de
Economia.
37) Estímulo do corpo discente para
conhecer a pós-graduação.
Conscientizar corpos docente e discente da
importância da Pós-graduação para a
unidade acadêmica.
2012.1
2015.2
Quantidade de alunos matriculados
na pós-graduação.
Quantidade de alunos matriculados
da graduação da FEAC
matriculados na pós-graduação.
38) Vincular as disciplinas à prática
profissional.
Incentivar o docente a enaltecer a aplicação
empírica da sua disciplina.
2012.1
2015.2
Pesquisa de opinião com os alunos.
39) Elevar em 30% a participação da FEAC
em eventos científicos.
Incentivar o docente a participar dos eventos
acadêmicos.
2012.2
2014.2
Listas de frequência dos eventos
40) Ampliar o número de salas.
Assegurar salas de aula para a FEAC nos
planos de obras da gestão central da UFAL.
2012.1
2015.2
Quantidade de alunos por curso.
41) Climatização das salas.
Apresentar projetos à gestão central.
2012.1
2015.2
Absenteísmo e afastamento por
doenças do trabalho.
42) Dotar as salas com computadores e data Assegurar infraestrutura para as aulas da
shows.
FEAC.
2013.1
2014.2
Produção científica.
43) Substituir carteiras danificadas.
2012.2
2013.2
Índices de satisfação dos usuários.
Solicitação à administração central.
44) Promover excelência acadêmica com
qualidade.
Oficinas pedagógicas de capacitação
docente.
2012.1
2015.2
Enade.
Taxa de evasão.
Desempenho acadêmico.
45) Desenvolver extensão e integração com
a sociedade
Implementar projetos de incremento ao
empreendedorismo.
Inserir alunos e professores da FEAC em
ações de responsabilidade socioambiental.
Atuar consultivamente na gestão de
cooperativas.
2012.1
2015.2
Pesquisa de satisfação com as
comunidades e instituições
atendidas.
46) Busca permanente de novas tecnologias. Criação de laboratório de inovação pela
utilização de novas tecnologias.
2012.1
2015.2
Inovações introduzidas no ambiente
acadêmico.
47) Participar de programas e projetos
voltados para o desenvolvimento do estado
de Alagoas.
Promoção de eventos com a participação da
sociedade local para socialização do
conhecimento.
2012.1
2015.2
Frequência aos eventos.
48) Consolidar o curso de administração
pública, modalidade à distância.
Propor novas turmas.
2013.1
2014.2
Números de matriculados e
concluintes.
49) Consolidar o mestrado em economia
Elevar a produção.
2013.1
2014.2
Volume de artigos publicados.
50) Implantar o mestrado em administração.
Construção de projetos e submissão à
CAPES.
2013.1
2014.2
Resultado do julgamento do do
comitê da CAPES.
51) Implantar cursos e pós-graduação lato
sensu na área de contabilidade e criar
condições para um futuro mestrado.
Submeter propostas à PROPEP
2013.1
2014.2
Matrículas e conclusões.
52) Promover cursos de pós-graduação lato
sensu para atender à demanda local.
Apresentação de propostas de novos cursos
a PROPEP e divulgação.
2013.1
2014.2
Número de matrículas e
conclusões.
53) Criar uma revista na área de
contabilidade
Formar comitê editorial
2013.2
2014.2
Fascículos publicados.
Indexação.
54) Incentivar estudos pós-doutorais.
Facilitar o afastamento para o doutorado.
2012.2
2014.2
55) Treinamento nas áreas de metodologias
de ensino e técnicas de pesquisa.
Viabilização de cursos de metodologia
voltados para os interesses de pesquisa
locais.
2013.1
2014.2
Participação nos cursos e produção
acadêmica.
56) Implantar sistema de avaliação de
desempenho de acordo com o Sinais
Criar instrumento de avaliação.
2013.1
2014.2
Resultados da avaliação.
57) Modernização dos processos de gestão.
Exercícios estratégicos sistemáticos
2012.1
2015.2
Pesquisa de opinião.
58) Estruturar .o novo prédio da FEAC nas
suas funcionalidades básicas.
Adequar espaço e equipá-los.
2012.2
2013.1
Pesquisa de satisfação com clientes
internos.
59) Ampliar o projeto de redimensionamento
do espaço físico da FEAC.
Iniciativas junto à gestão central para
celeridade nas obras.
2013.1
2015.2
Espaços disponíveis para as
atividades acadêmicas.
60) Modernizar e ampliar os laboratórios de
informática.
Adquirir novos equipamentos de informática.
2013.1
2014.2
Números de equipamentos
funcionais
61) Implantar um espaço de convivência
para a comunidade acadêmica da FEAC.
Destinar área à integração da comunidade
FEAC.
2013.1
2014.2
Frequência de integrantes da FEAC
no espaço de convivência.
9 – ANEXOS
