Conselheira da Fundepes promove evento para tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda

22/03/2024 13h45

Estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão atendendo, gratuitamente, a população que precisa fazer o Imposto de Renda e tenha dúvidas. O evento de atendimento vai até este sábado (23) e é idealizado pela coordenadora do projeto de extensão “Atividades Curriculares de Extensão – ACE”, professora da Ufal Marluce Salgueiro.

Uma das mais destacadas profissionais do segmento contábil de Alagoas, Marluce Salgueiro é conselheira e presidente do Conselho Fiscal da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). O evento coordenado pela docente acontece no Pátio Shopping Maceió, no Benedito Bentes, das 15h às 21h.

A iniciativa surgiu da necessidade de envolver os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Ufal em atividades extensionistas, praticando os conhecimentos adquiridos na graduação. “Esse atendimento ao público é realizado há cerca de cinco anos na época da entrega da declaração de Imposto de Renda, para atender a comunidade carente desse tipo de serviços que vive no entorno da Universidade. Esse ano, por conta do semestre da Ufal que finaliza em Abril, precisamos antecipar para o fim de março”, explica a coordenadora.

A Fundepes é uma das parceiras e apoiadoras do projeto de extensão e colabora com a realização dos eventos planejados pelo curso de Ciências Contábeis, visando contribuir na vida dos cidadãos dentro e fora da universidade. “Só temos gratidão a todos que fazem a Fundepes e ao nosso reitor professorJosealdo Tonholo por todo o apoio da gestão e pela confiança em nosso trabalho à frente da Fundação”, agradece Marluce.

Esse tipo de ação extensionista promove atividades que resultam na inclusão social da região e aproxima a população da universidade, atendendo as demandas sociais locais. Além disso, também propõe desafios aos alunos envolvidos, os capacita para o exercício da profissão e desperta neles o interesse de serem pesquisadores.

Para esse ano, a expectativa é atender o máximo de pessoas que procuram resolver suas pendências e dúvidas sobre a declaração do imposto de renda. “Nossa demanda é muito grande, pois facilita o acesso das pessoas que moram perto da Ufal, evitando que se desloquem até a sede da Receita Federal para obter informações e orientações simples e gerais sobre o Imposto de Renda”, reforça a coordenadora.

Os atendimentos também contemplam os microempreendedores individuais (MEI), outra atividade exercida no projeto de extensão, e para aqueles que precisam fazer o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPF) simplificado.