Aproveitamento de Disciplinas
Definição
Possibilidade do aluno solicitar o aproveitamento dos estudos realizados em outra graduação, quando a disciplina já estudada, com aprovação, tiver desenvolvimento idêntico, equivalente ou superior ao curso atual.
Prazo
As solicitações poderão ser efetuadas a qualquer momento.
Documentação Necessária para o Aluno
1. Para solicitações de disciplinas cursadas na UFAL:
- Requerimento de dispensa de disciplina cursada (DRCA)
- Histórico Analítico do outro curso superior (devidamente assinado pelo DRCA - solicitar assinatura através do e-mail direcao@drca.ufal.br)
- Plano de Curso ou Ementa da disciplina cursada (devidamente assinado pela Coordenação ou Secretaria do curso que ofertou a disciplina)
- Declaração de veracidade das informações e autenticidade dos documentos apresentados
2. Para solicitações de disciplinas cursadas fora da UFAL:
Os alunos que cursaram disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior deverão abrir processo físico no PROTOCOLO GERAL. Porém, caso a documentação tenha assinatura eletrônica ou certificado de verificação, poderão enviar apenas por e-mail (seguir procedimento como se tivesse cursado disciplina na própria UFAL).
- Requerimento de dispensa de disciplina cursada (DRCA)
- Histórico Analítico do outro curso superior (devidamente assinado pelo DRCA - solicitar assinatura através do e-mail direcao@drca.ufal.br)
- Plano de Curso ou Ementa da disciplina cursada, que sejam compatíveis com a disciplina do curso atual da UFAL (devidamente assinado pela Instituição de Ensino Superior)
- Declaração de veracidade das informações e autenticidade dos documentos apresentados
Obs.: A abertura de processo administrativo no Sipac é responsabilidade da Coordenação. Ademais, para os que preferirem, os processos poderão ser abertos pessoalmente no Protocolo Geral da UFAL, localizado na reitoria do Campus A. C. Simões.
Procedimento para o Aluno
Entrar em contato com a Coordenação do Curso de Administração, através de e-mail, anexando a documentação indicada.
Email: coordenação.adm@feac.ufal.br
- (Atenção!) No "Assunto" do email a ser enviado, colocar por padrão "Aproveitamento de Disciplinas".
- Enviar toda a documentação no formato PDF.
Obs.: Caso ainda persistam dúvidas, se apresentar pessoalmente na Coordenação de Administração com a documentação indicada.
Observações Gerais
- A dispensa de disciplina demorará a ser efetivada no Sie Web, pois a Secretaria tramita para cada docente responsável pela disciplina objeto da dispensa.
- A solicitação poderá ser ou não autorizada (integral ou parcialmente) pelo Colegiado do Curso. O resultado do pedido será implantado no Histórico Analítico do/a requerente, pelo DRCA, após análise do Colegiado do Curso.
Legislação
Resolução nº 25/05 CEPE/UFAL, de 26 de outubro de 2005 – arts. 7º.