Professor da FEAC/UFAL ministra curso de Economia Monetária em universidade chinesa Curso aconteceu nos dias 16 a 22 de julho, na Qufu Normal University, na cidade de Rizhao, na China

| nothing

O professor Sylvio Antonio Kappes, do curso de graduação em Ciências Econômicas e do programa de pós-graduação em Economia Aplicada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (Feac/Ufal), foi um dos convidados para ministrar aulas sobre Understanding Money and Finance(Entendendo sobre dinheiro e finanças – traduação livre) na escola de verão da Qufu Normal University. O curso foi destinado a professores e alunos de graduação e da pós-graduação da universidade chinesa.

No total de 19 módulos, o professor da Ufal ficou responsável por lecionar quatro módulos sobre os seguintes temas: moeda; sistema financeiro; bancos centrais; e política monetária. Os demais módulos foram ministrados pelos professores canadenses Louis-Philippe Rochon (Laurentian University), Mario Seccareccia e Marc Lavoie (ambos da Ottawa University), pelo professor italiano Carlo D'Ippoliti (Sapienza University, Roma) e pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Claudio Hamilton dos Santos.

De acordo com o professor Sylvio Kappes, foi uma grande experiência compartilhar seu conhecimento. "Fomos muito bem recebidos pelos professores e alunos da Qufu University. Ao longo dos sete dias do curso, não só ensinei, como também aprendi muito sobre a economia chinesa. Após as aulas, tive longas e frutíferas conversas com os demais professores e alunos. Volto ao Brasil com boas lembranças e muito aprendizado a repassar nas salas de aula da Ufal”, afirmou.

O docente é formado em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestre e doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É co-editor do periódico Review of Political Economye co-editor da The Elgar Series on Central Banking and Monetary Policy, coletânea de livros da editora inglesa Edward Elgar.

A coordenadora do Curso de graduação em Economia, Sarah Pessoa, afirma que é uma honra ter um docente de tamanha qualidade profissional no quadro da instituição. “O professor Kappes tem um currículo admirável e desde sua entrada vem contribuindo com o processo de internacionalização do curso. Tal processo é de grande valor para toda a comunidade acadêmica, pois permite a visibilidade do conhecimento produzido internamente, abre horizontes aos alunos do curso e permite o intercâmbio de conhecimento e experiências”, disse.