Início das atividades dos bolsistas e voluntários do Projeto Parceiro SEBRAE e NAF-UFAL
Início das atividades dos bolsistas e voluntários do Projeto Parceiro SEBRAE e NAF-UFAL
Na quarta-feira, 8 de abril de 2026, foram oficialmente recepcionados os estudantes aprovados no Edital nº 12/2026 – NAF/PROEXC/UFAL, que passam a atuar como bolsistas e voluntários nas ações extensionistas do Projeto Parceiro SEBRAE e do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF-UFAL), vinculados à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC/UFAL).
Integram a equipe discentes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia da FEAC/UFAL, fortalecendo a atuação interdisciplinar do projeto e promovendo a integração entre as diferentes áreas do conhecimento.
Embora as atividades já tenham sido iniciadas, o encontro marcou o momento institucional de integração da equipe, alinhamento das ações e fortalecimento das parcerias que estruturam o projeto.
As ações desenvolvidas têm como foco o atendimento à comunidade acadêmica e externa nas áreas de educação fiscal, orientação sobre Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), regularização de CPF, formalização, alteração e baixa de Microempreendedor Individual (MEI), emissão de DAS e declaração anual do MEI, promovendo cidadania fiscal e incentivo ao empreendedorismo.
O NAF-UFAL atualmente possui classificação nível Prata junto à Receita Federal do Brasil, resultado do desempenho e da qualidade dos serviços prestados, e segue avançando no cumprimento das metas institucionais com o objetivo de alcançar o nível Ouro, consolidando-se como referência em educação fiscal e atendimento à comunidade em Alagoas.
O evento contou com a presença de representantes da Receita Federal do Brasil, reforçando a parceria institucional entre a UFAL e o órgão federal. Estiveram presentes:
Eugênia Ventura André, responsável pela área de Cidadania Fiscal em Alagoas;
Floranilde Novais, chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC/Maceió).
Também participaram do momento:
Profa. Dra. Elyrouse Cavalcante de Oliveira Bellini, Coordenadora de Extensão da FEAC e Coordenadora do Projeto Parceiro SEBRAE;
Profa. Dra. Marluce Alves de Almeida Salgueiro, Coordenadora do NAF-UFAL;
Profa. Me. Érica Xavier de Souza, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UFAL e Vice-Coordenadora do Projeto Parceiro SEBRAE.
A iniciativa reafirma o compromisso da UFAL com a extensão universitária, a formação prática e cidadã dos estudantes e a prestação de serviços qualificados à sociedade, fortalecendo a educação fiscal e o apoio ao empreendedorismo em Alagoas.
