Esclarecimentos diante do contexto vivido durante o debate entre as chapas ocorrido no dia 30 de maio de 2022.

02/06/2022 10h52

À Comunidade Acadêmica da Feac,

No exercício legítimo de suas funções, esta Comissão Eleitoral, vem a público externalizar seu sentimento e prestar esclarecimentos diante do contexto vivido durante o debate entre as chapas ocorrido no dia 30 de maio de 2022.

Importante destacar que a Comissão tem agido desde o princípio de seus trabalhos até o atual momento com lisura, comprometimento, seriedade, transparência e legalidade.

Todas as decisões tomadas pela Comissão foram sempre dialogadas previamente entre os seus membros, assim como todas as normas pertinentes ao processo eleitoral por nós utilizadas seguem os comandos da Ufal-Reitoria, Consuni e instrumentos internos da Feac, a citar, o edital. Assim, no que diz respeito à negativa de adiamento do debate (ainda que por fato de doença), saiba-se que ocorreu de tal modo por força das previsões normativas, e não por escolha da Comissão.

Destaque-se que o Edital n.01/2022- Feac e a Resolução n.21/2022- Consuni/Ufal trazem comandos relativos aos procedimentos e calendário, especialmente prevendo prazos, datas e etapas a seguir.

Nesse sentido, estávamos diante de um pedido de adiamento difuso, amplo e inespecífico, posto que o afastamento do candidato era de 3 (três) dias e pelas normas, só tínhamos até o dia 30 ( portanto, 1 único dia) para a conclusão do calendário do pleito eleitoral, inclusive a realização do debate.

Por razão do extrapolamento dos prazos e diante de não haver alternativa diversa, a Comissão foi obrigada a respeitar as normas, posto seu dever de probidade, honestidade e zelo por todo o processo eleitoral.

Não há que se falar em falta de empatia, solidariedade ou gentileza, porque aqui estava posta uma questão de ordem, legalidade e fiel cumprimento normativo.

Na Administração Pública nenhum ato é escolha do agente, e sim, mandamento legal e foi exatamente assim que a Comissão agiu.

Dito isso, não cabia contra a Comissão brados injustos, insensatos nem ofensivos acerca de sua atuação, porque fizemos a todo o tempo o necessário para o fluxo exemplar dos trabalhos. Esperávamos respeito, cordialidade, gentileza e urbanidade nas tratativas, e não o inverso como vimos. Estamos sentidos e lamentamos pelos constrangimentos causados ao público pelos ataques que também nos atingiram, mas seguimos conscientes de que fizemos tudo conforme a retidão de conduta nos recomenda.

Reiteramos nossos votos de estima a todos e nosso compromisso com a comunidade acadêmica.

Permanecemos a trabalhar e à disposição para o necessário.

Atenciosamente,

Comissão Eleitoral Feac 2022