1. Reunião ordinária - abril 2018

Arquivo
Ata de 25.04-1.pdf
Documento PDF (259.9KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE – FEAC

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA FEAC-UFAL, REALIZADA EM 25.04.2018.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46

Aos vinte e cinco dias do mês de abril de dois mil e dezoito, às onze
horas, na Sala de Reuniões da FEAC, realizou-se a reunião do Conselho da
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, sob a presidência do
Diretor da FEAC, Prof. GUSTAVO MADEIRO DA SILVA, contando com a
presença dos seguintes Conselheiros: CID OLIVAL FEITOSA (Vice-Diretor),
ADRIANA ALVARENGA MARQUES (Coordenadora pro tempore do Curso de
Administração), DÍLSON JOSÉ DE SENA PEREIRA (Coordenador do Curso de
Economia), PAULO SÉRGIO CAVALCANTE (Coordenador do Curso de
Contabilidade), THIERRY MOLNAR PRATES (Coordenador do Mestrado em
Economia Aplicada), MILKA ALVES CORREIA BARBOSA (Coordenadora pro
tempore do Mestrado em Administração Pública – PROFIAP), CARLOS
EVERALDO SILVA DA COSTA (Coordenador de Extensão), ANA PAULA LIMA
MARQUES FERNANDES (Coordenadora de Monitoria e Apoio ao Estudante),
NATALLYA DE ALMEIDA LEVINO (Representante Titular dos Docentes),
LUCIANA CAETANO DA SILVA (Representante Titular dos Docentes); técnicas
administrativas LUCIANA RODRIGUES DE GUSMÃO PACHECO (Representante
Titular dos Técnicos Administrativos) e MARIA DO CARMO GALINDO
CAVALCANTE (Representante Titular dos Técnicos Administrativos); estudantes
LUCAS FONSECA FERRAZ (Representante Titular do Centro Acadêmico de
Administração) e ELIEZER DOUGLAS EXPEDITO SANTANA (Representante
Titular do Centro Acadêmico de Contabilidade), e demais presentes na reunião:
Prof. Rodrigo Gameiro Guimarães, Prof. Ibsen Mateus Bittencourt Santana
Pinto, Prof. Ângelo Cavalcante Martins, Profª Luciana Peixoto Santa Rita, Prof.
Waldemar Antônio, Prof. Francisco José Peixoto Rosário, Profª Marta Verônica,
e alguns alunos da FEAC. DISCUSSÕES/DELIBERAÇÕES: 1) A reunião foi
iniciada com a informação das homologações ad referendum do Conselho da
FEAC: a) O resultado do concurso para professor visitante da UFAL, de que
trata o Ed. 84/2018: em 1º lugar o Prof. Antônio Carlos Silva Costa, nota 10,0
(dez); A outra candidata, Regina Célia dos Reis, foi eliminada na fase de
avaliação de capacidade de credenciamento; b) A composição das Bancas para
o Concurso de Professor Efetivo – Ed. 16/2018 – Áreas: Gestão de Produção e
Mercado e Estratégia, conforme Resolução nº 06/2018-FEAC; c) A resposta à
CIED sobre o edital UAB (03 abstenções). A FEAC tinha alguns cursos na UAB e,
ano passado, o Prof. Araken Oliveira trouxe ao Conselho a possibilidade de
interrupção desses cursos, então ficou mantida a decisão da não-adesão da
FEAC ao edital UAB; d) A autorização da atividade de extensão do curso de
contabilidade relativa à orientação sobre imposto de renda. O Prof. Paulo Sérgio
falou que a ação foi excelente. 2) Foi recusado o pedido de remoção do
servidor Clélio dos Santos para a FEAC, por falta de vaga de técnico
administrativo na FEAC. 3) Foi aprovada a formação de duas Comissões, uma
para revisão do Regimento Interno da FEAC (Presidente: Prof. Rodrigo
Gameiro; e demais membros: Prof. Valdemir da Silva, Prof. Profª Luciana
Caetano, técnica administrativa Maria do Carmo e o aluno Lucas Ferraz) e outra
para criação de Instrução Normativa para reger a carga horária docente
(Presidente: Profª Ana Milani; e demais membros: Profª Milka Alves, Prof.
Thierry Prates, Prof. Paulo Sérgio, técnica administrativa Elba Torres e o aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE – FEAC

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA FEAC-UFAL, REALIZADA EM 25.04.2018.

47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86

Eliezer Douglas). A Profª Milka Alves pediu para registrar nesta Ata que está
preocupada com o fato de, quando de sua avaliação de desempenho, não ter
carga horária suficiente, tendo em vista que só existe uma entrada no turno
matutino de Administração. E indagou a respeito do tempo médio que as
Comissões teriam para concluir a edição dos Regimentos. O Prof. Gustavo
Madeiro respondeu que ambos devem ficar prontos em aproximadamente 3
meses. A Profª Ana Paula solicitou que, nas próximas ofertas, os professores
pensassem como instituição e unidade e não como pertencentes ao quadro de
um ou outro curso especificamente. 4) Foi aprovada a consulta a professores
que possam fazer parte de uma Comissão para relatórios de progressão
funcional (com exceção da mudança de Adjunto para Associado, cuja comissão
já existe), com mandato de 6 meses e que se contabilize na carga horária
docente. 5) Foi informado que os valores destinados à FEAC para diárias e
passagens terão como prioridade os docentes dos Mestrados. 6) Foram
apresentados alguns projetos já aprovados: o Prof. Francisco Rosário falou
sobre sua visita técnica à China; a Profª Natallya Levino e o Prof. Ibsen
Bittencourt falaram sobre o projeto ‘Inclusão social através de negócios sociais’,
conforme o Edital PROCAEST; alguns alunos disseram que não foram avisados,
mas que teriam interesse em participar do PIBIC; o Prof. Waldemar Antônio,
juntamente com seus alunos, falou de sua liga sobre mercados financeiros; a
Profª Luciana Santa Rita falou sobre a desmotivação dos alunos à iniciação
PIBIC, e os Professores Natallya Levino e Rodrigo Gameiro reforçaram; o Prof.
Cid Olival falou sobre a página da FEAC no Facebook, e alguns professores
deram várias sugestões sobre a necessidade de maior publicidade dos projetos
da FEAC. 7) Foram aprovados os seguintes projetos de pesquisa e extensão:
‘Inclusão social através de negócios sociais’ (Professores Natallya Levino e
Ibsen Bittencourt), ‘Gestão Empresarial’ (Prof. Márcia Adriana), ‘Plantando
árvores, colhendo paz e cidadania’ (Profª Ana Paula), ‘Mulungu’ (Profª Natallya
Levino), ‘Núcleo de estudos de finanças e gestão pública’ (Prof. Edilson Santos).
8) Foram aprovados os seguintes processos de Progressão Funcional Docente:
a) Prof. Adhemar Ranciaro Neto – parecer do Prof. Reynaldo Rubem Ferreira
Júnior, relator do processo de progressão funcional da classe de Adjunto 1 para
2; b) Prof. Pablo Viana – parecer da Profª Maria Cecília Junqueira Lustosa,
relatora do processo de progressão funcional da classe de Associado 1 para 2;
c) Prof. Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto – parecer do Prof. Ângelo
Cavalcante Martins, relator do processo de progressão funcional da classe de
Adjunto 1 para 2; d) Prof. Valdemir da Silva – parecer do Prof. Paulo Sérgio
Cavalcante, relator do processo de progressão funcional da classe de Auxiliar 2
para 3. Encerrada a reunião, para constar, foi lavrada a presente para
que produza os efeitos legais.