Sobre

Apresentação

O Curso de Mestrado em Economia Aplicada (CMEA) teve seu início em 2008, por meio da iniciativa dos docentes do curso de economia da UFAL. Em 2010, formou a primeira turma de oito mestres que estão atuando em diversas áreas de aplicação da economia, como bancos, setor público, docência e indústria. Anualmente o mestrado abre seleção para 20 vagas, sendo 8 selecionados por meio da ANPEC e 12 selecionados por meio de edital de seleção interna. Atualmente o mestrado conta com 10 professores permanentes trabalhando em três linhas de pesquisa: Economia Aplicada, Economia do Desenvolvimento e Inovação, Instituições e Competitividade. Todas têm como objetivo trabalhar com temas relevantes à questão do desenvolvimento econômico, com ênfase especial à questão regional, buscando respostas e propostas para os problemas relacionados ao desenvolvimento de regiões periféricas.

Tem como objetivo principal formar e titular Mestres em Economia strictu sensu, promovendo o aprimoramento de profissionais de alto nível voltados para a docência, à pesquisa e às atividades especializadas de elevado padrão em instituições de ensino superior, organizações e empresas públicas e privadas.

O CMEA apresenta um corpo docente capacitado e plural, oriundo de alguns dos principais centros formadores de pesquisadores do país como a UFRJ, a UNICAMP, a USP, a UFPE, UFBA, UFC, UFU e PUC -RS. A missão do curso é trabalhar a teoria econômica de forma plural e aplicada a questões do desenvolvimento econômico. Além da pluralidade do corpo docente e de seus projetos, o CMEA apresenta como seus pontos fortes: boa infraestrutura, rigor científico e e elevada qualidade de seus estudos. Desde 2007, o curso apresenta um grande crescimento da produção científica tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.

Perfil Profissional

O Curso de Mestrado em Economia Aplicada da FEAC/UFAL visa a proporcionar ao aluno uma sólida formação em economia geral, teórica, aplicada e histórica. Tem como preocupação capacitar o discente na elaboração de estudos, pesquisas e análises voltadas para a compreensão dos problemas do desenvolvimento sócio-econômico e da competitividade regional, com ênfase nos desafios locais e do Nordeste. Pretende, ainda, inserir o corpo docente e discente no debate econômico contemporâneo, para, desta forma, sempre atualizar seu projeto pedagógico na perspectiva da ciência econômica e de suas interfaces com outros campos do conhecimento.

Nessa formação busca-se o pluralismo metodológico, isto é, a abordagem da ciência econômica a partir de suas diversas perspectivas, com o intuito de preparar o discente por meio do equilíbrio de modelos teóricos de análise, métodos quantitativos, análise crítica e conhecimentos substantivos sobre a dinâmica, as estruturas e os processos sócio-econômicos.

 

Período de funcionamento

Administrativo: Segunda a Sexta (das 8h00 as 18h00min) 

Acadêmico: De segunda a sexta-feira de acordo com a oferta acadêmica do semestre podendo ser ofertadas disciplinas nos dois horários (manhã e/ou tarde).

 

Endereço

Campus A. C. Simões - UFAL,
Av. Lourival Melo Mota, S/N,
Tabuleiro do Martins - Maceió - AL, CEP:57072-970

Bloco FEAC, térreo, sala 103

 

Contatos

Telefones: (82) 3214-1228,  3214-1222
Email: secretariacmea@gmail.com