Mestrado em Economia Aplicada

Sobre o curso

O Curso de Mestrado em Economia Aplicada (CMEA) possui área de concentração em Desenvolvimento Econômico e três linhas de pesquisa: 1) Economia aplicada; 2) Economia do desenvolvimento; e, 3) Inovação, instituições e competitividade. Atualmente, o programa possui um corpo docente formado por 10 professores permanentes, os quais desenvolvem diversos projetos de pesquisa em torno do desenvolvimento econômico, com interesse particular na Região Nordeste e no estado de Alagoas.

Nossa missão:

▸Formar e titular Mestres em Economia stricto sensu, promovendo o aprimoramento de profissionais de alto nível voltados para a docência, à pesquisa e às atividades especializadas de elevado padrão em instituições de ensino superior, organizações e empresas públicas e privadas.

O que fazemos?

▸Fornecemos uma formação sólida e plural em economia geral, teórica, aplicada e histórica.

Para quem fazemos?

▸Graduados em qualquer área, portadores de diploma de graduação reconhecido pelo MEC, com interesse em ampliar seus conhecimentos de Economia e aprender ferramentas de análise da dinâmica, estruturas e processos socioeconômicos, seja por meio de modelos teóricos ou quantitativos.

Saiba mais

Acesse o nosso canal no Youtube

Curta a nossa página no Facebook: @cmeaufal

Alguns relatos de nossos egressos:

O Mestrado em Economia Aplicada da UFAL me ajudou a desenvolver habilidades distintas, o que agregou bastante no meu trabalho e prosseguimento dos estudos.  Aprofundei meus conhecimentos em diversas áreas como microeconomia, econometria, inovação e análise de dados de comércio internacional na orientação da dissertação. Foco nesses pois se tornaram base do meu projeto de doutorado que hoje sigo em Portugal na Universidade da Beira Interior. Graças às competências adquiridas durante o Mestrado de Economia da FEAC me destaquei, fui aceita no doutoramento, e também fui aprovada na seleção da Bolsa de Incentivo ao Doutoramento UBI-Santander Totta, justamente devido ao projeto que é um desdobramento da minha dissertação. Por fim sou grata por ter cursado o Mestrado de Economia na UFAL pois me abriu várias portas.”

Marília Costa Bento

Egressa titulada em 2019

Doutoranda na Universidade da Beira Interior

"Por meio do mestrado em Economia Aplicada da FEAC/UFAL, consegui aprofundar meus conhecimentos acadêmicos, com exponencial aumento da minha literatura econômica, como também no aprimoramento das minhas técnicas de pesquisa, me condicionando melhor ao rigor científico em meus trabalhos. O curso me apresentou muita informação nova e pluralista, sendo notório para mim o grande salto do meu conhecimento da graduação para o mestrado, na qual hoje trabalho com conteúdos que estão na fronteira do conhecimento. Essa pluralidade, que é inerente a complexidade da ciência econômica, na qual encontrei no curso, me possibilitou construir uma dissertação abrangente, o que foi ótimo, pois era uma exigência própria, onde pude trabalhar com economia rural, microeconomia avançada; teoria dos jogos; teoria dos leilões, e com a Nova Economia Inconstitucional, e para incorporar os dados utilizei-me de estatística descritiva e inferência estatística. Obtive total apoio do meu orientador para baralhar com temas ortodoxos e heterodoxos, como também foi um grande incentivador para a pesquisa em campo, me encorajou a fazer uma pesquisa com dados primários, que resultaram em dados sui generis. Assim, tive uma das experiências mais importantes da minha vida, para meu engrandecimento intelectual e principalmente social, pois me sinto ainda mais preparado para servir ao mercado de trabalho, com também para publicações acadêmicas de qualidade."

José Adeilton da Silva Filho

Egresso do CMEA, titulado em 2018

Prefeitura de Palmeira dos Índios -AL